quarta-feira, 13 de julho de 2011

Roncesvalles a Zubiri

Roscesvale a Zubiri

Acordei as 6:00h da manhã, eu não conseguia mais dormir direito pois, conforme os peregrinos iam arrumando suas mochilas para iniciar o caminho, produziam muito barulho manuseando sacolas plásticas. Outra coisa que me atrapalhou o sono foi o ronco dos meus vizinhos, nunca pensei que fosse incomodar tanto. Quando eu era gordo a Luci falava que eu roncava e eu não acreditava, porque nunca percebia, logicamente, eu não escutava nada. Mas realmente é um incomodo tremendo e não se consegue dormir.  Mas eu já sabia o que  fazer para dormir melhor na próxima noite, apelar para o uso do protetor auricular que levei na bagagem. Pois bem, vamos a caminhada do dia, percurso de 27 kilometros até Zubiri, ou seja, será o inicio do caminho, ou melhor, da  peregrinação em solo espanhol.  O caminho é considerado   de dificuldade media, onde tem vários tipos de piso, do asfalto ao chão batido e muitas partes com pedras roliças, principalmente com muitas subidas e descidas. Em uma dessas descidas com o piso totalmente cheio de pedras roliças com um desnível de 825 metros é que me desequilibrei e  machuquei o joelho direito.  Ao apoiar o cajado, fui apoiar o pé direito quando infelizmente ao sustentar o corpo e os meus 12 kilos de peso da mochila, o meu pé virou e senti um barulho no joelho direito, ou seja uma distensão muscular. Faltava em torno de 8 kilometros para acabar esse percurso e a dor foi ficando cada vez maior. Junto comigo haviam 03 peregrinos brasileiros que me ajudaram. Esses peregrinos estavam fazendo o caminho juntos, são eles a Rosa uma senhora carioca de 70 anos e já estava fazendo o caminho pela terceira vez, o Caio um paulista com 56 anos e o Valdecir também paulista com 37 anos que estavam se aventurando pela primeira vez no caminho. A Rosa me deu uma cartela de um antiflamatorio chamado CELEBRA que ajudou a passar um pouco a dor. Antes de chegar no albergue, paramos em um bar e pedimos um pouco de gelo para colocar no joelho e o amigo Valdecir me emprestou uma joelheira para poder amenizar o trauma. Chegando no albergue , carimbamos o nosso passaporte de peregrino e fomos diretamente colocar as nossa coisas em cima do nosso beliche para marcar o território. Imediatamente após , fui tomar um belo banho e percebi que o joelho estava um pouco inchado . Terminado o banho, fui até o hospitaleiro do albergue para pedir mais gelo, fiz algumas compressas e passei a pomada Calminex para melhorar o trauma. Coloquei a joelheira e fui junto com os amigos fazer um tour pela região  e descobrimos lugares maravilhosos. Após o tour fomos jantar e se preparar para o dia seguinte. Abaixo seguem as fotos desse percurso.



Aqui estou iniciando o caminho rumo a Santiago
 
Aqui estou a caminho dentro de um bosque lindissimo


O primeiro marco encontrado nesse percurso uma cruz do seculo XIV

Encontramos varios peregrinos indo para o mesmo destino

Um pueblo que passamos em nossa caminhada

Cemitério no Jardim, isso é muito comum no caminho



Uma roseira no caminho, lindissima !

Uma parada para comer, beber e descansar
Chegada a Zubiri a nossa próxima parada


Em Zubiri a visita em uma ponte feita pelos Romanos


Rio de aguas cristalinas e geladas e com muito peixe

Mapa do trajeto até pamplona

Os 3 brasileiros que me ajudaram, Rosa, Valdecir e o Caio


Nenhum comentário:

Postar um comentário