quinta-feira, 14 de julho de 2011

Zubiri a Pamplona - 23 Kilometros

Saímos as 5:30 hrs, mesmo com o protetor auricular não dormi direito devido aos roncos e conversas dentro do alojamento. O caminho foi pesado pois teve muitas subidas e descidas que me judiaram o joelho. Na  noite anterior a nossa amiga Rosa me deu uma cartela de Celebra ( anti inflamatório) que me ajudou a passar a dor, mas infelizmente ainda a dor persistia . Nesse percurso a dor foi grande mas a vontade de chegar a Pamplona era maior  e entre as subidas e decidas fui resistindo. O caminho até Pamplona também é muito bonito, peguei varias partes do caminho com diversas plantações de alfazema. De Roncesvalles a Pamplona, mostra lugares que foram declarados como Sitio Histórico de Interesse Nacional e é o ponto de partida mais conhecido do  Caminho Jacobino. Nesse lugar mítico respira-se o ambiente de peregrinação e sobrevoa a lembrança da épica batalha de Roncesvalles e a tragédia de Roldón, na capela românica de Sancti Spiritus ou Silo de Carlomagno. O meu corpo estava até cheirando o perfume de alfazema , simplesmente algo que é digno de sonho ou conto de fadas. Também tinha a perder de vista em todo o caminho , grandes plantações de trigo , mas tanto que os olhos não alcançava o final das plantações, tipo de visão que somente assisti em filmes e comerciais de televisão. Nesse caminho chorei muito, o senário te leva a pensar , refletir e até rever os seus valores, as suas convicções , por fim, o caminho te da um banho e que tira da sua cabeça tudo aquilo que você um dia acreditou e faz com que você reavalie tudo até aquele momento na sua vida. Eu já viajei para muitos lugares , inclusive para outros países, fiquei bom tempo sozinho , mas nunca senti tanta solidão nessa viagem. A família ,os amigos, o trabalho enfim tudo e todos que fazem parte da sua vida.  Nesse percurso você parte para uma viagem interna muito forte, e você passa a ser um mero expectador da sua vida. Eu não tinha nenhuma pretensão quando comecei a caminhar, o meu objetivo era chegar em Pamplona o mais cedo possível para reservar a minha cama no albergue e me preparar para o dia seguinte. Mas isso foi somente um detalhe, a minha cabeça quase entra em parafuso, senti grande angustia, coisa que jamais senti na vida, senti um forte abandono , uma forte carência das pessoas que fazem parte da minha vida. Percebi o quanto elas são importantes na minha construção com ser humano. Isso nunca havia passado pela minha cabeça e nem tinha qualquer sentimento sobre isso, mas o caminho mexe tanto com a sua forma de pensar que lhe remete a uma órbita que te impõem situações que você não tem como fugir e acaba se sucumbindo e começa a rever tudo na sua vida. Uma coisa que eu aprendi é que "NÃO EXISTE COISA BONITA SE VOCÊ NÃO PODE COMPARTILHAR COM AQUELES QUE VOCÊ AMA". Esse sentimento ficou tão evidente e forte que me reverteu a uma auto avaliação da minha vida junto aqueles que amo. Mas obviamente que cada um que faz o caminho , encontra um objetivo , uma reflexão ou um destino.  Abaixo segue mais fotos desse percurso. Chegando na cidade de Pamplona ,  percebemos o quanto a cidade é grande , o Albergue é excelente e a cidade tem toda infra estrutura que o peregrino necessita.
Indicação do caminho 13 k para o Pueblo de ARRE

Fabrica de cascalho e pedra no trajeto do caminho


Levando o Brasil nas costas, isso é um Orgulho


Passagem pelo refugio dos Peregrinos em Larrasoanha


Rio ladeando o caminho agua cristalina e gelada


Cortina de água cristalina


Pausa para se refrescar , rio maravilhoso águas cristalinas

Plantação de trigo , traz uma paz e uma visão lindíssima



Templo da Santíssima trindade,infelizmente estava fechado





Nenhum comentário:

Postar um comentário