terça-feira, 12 de julho de 2011

A partida para Santiago de Compostela - 23/06/2011

SÃO PAULO - MADRI - PAMPLONA A RONCESVALLES
As 11:00 hrs  do dia 23.06 , parti para o Aeroporto Internacional de Guarulhos , porem antes passei na casa da minha mãe Cida para me despedir, ela mora na Penha e fica próximo do aeroporto. As 14:00 hrs eu a Luci e Barbara já estávamos no aeroporto para fazer o check-in, porem antes fomos envelopar a mochila para poder despachar a mesma para Madri com toda a segurança necessária . Após tomar uma canseira , conseguimos envelopar a bagagem e fomos fazer o check-in, nisso o Márcio e a Marcia ( compadra e comadre ) mais as crianças chegaram para se despedir e depois chegou o Eduardo e a Rosangela (amigos,  mais o  Nick que é o cachorro da família ). Fiz o check-in e antes de embarcar fomos tomar umas cervejas  e as 16:00 hrs fui para a imigração. Peguei uma fila Quilometrica, ainda na fila avistei o Giuseppe e a Sirlei vindo para se despedir porem quase não deu tempo pois eu já estava entrando no saguão para fazer as revistas necessárias e também a imigração. As 17:40 hrs começou o embarque no avião, o voo saiu atrasado por volta das 18:30 pela companhia Air China. O  voo foi tranquilo porem a ansiedade era tão grande que quase  não consegui dormir no avião . O percurso era de aproximadamente 10:00 hrs de voo e cheguei em Madri as 9:00 hrs . Passei pela imigração e fui pegar a minha mochila para eu poder fazer a baldeação do terminal 1 para o terminal 4 para poder embarcar em outro voo para Pamplona pela companhia aerea Iberia. Ai começou o meu dilema, fui pegar a minha maquina fotográfica para tirar umas fotos  e não achei mais, ou seja, perdi a maquina fotografica . Acredito que tenha esquecido no avião e voltei para o terminal 1 para fazer uma ocorrência e logo tomei uma canseira e se fosse esperar iria perder o meu voo para Pamplona. Fiquei emputecido, pois eu sempre fui muito cuidadoso  com esse tipo de equipamento e logo acabo perdendo justo nessa viagem. Peguei o avião até Pamplona as 12:20 hrs e 13:30 hrs, desembarquei no aeroporto de Pamplona e peguei um táxi até o Albergue de Roncesvalles, que custou 60 euros. Inicialmente o meu destino seria começar em Saint Jean Pied de Port na França. Ao pegar o taxi em Pamplona o taxista me informou que o percurso de Saint Jean Pied de Port a Santiago de Compostela seria 815 kilometros e de Roncesvalle até Santiago de Compostela seria 790 kilometros,então  mudei os meus planos e tomei a decisão de começar o caminho por Roncesvalle . A viagem de taxi foi linda, um lugar com belas paisagens e uma estrada totalmente limpa e bem conservada. Cheguei no albergue de Roncesvalle e fui direto a hospitalaria para carimbar o meu passaporte e ver onde seria a cama que eu iria dormir. Fui muito bem recebido pelo hospitaleiro e apos carimbado o passaporte me levou até a minha cama e me mostrou o banheiro, a lavanderia e me deu as instruções basicas de horario, sendo a alvorada as 6:00 hrs e o toque de silêncio as 22:00 hrs . Após acomodar a bagagem , peguei o meu saco de dormir e já forrei o meu beliche para marcar o meu territorio , apos fui tormar um bom banho para tirar o cansaço da viagem e fui conhecer o local. O local é simplesmente MAGICO, um convento do seculo XII que vem ultrapassando o seu tempo e mantendo uma estrutura arquitetônica belissima. As 20:00 hrs, tem por tradição a missa destinada aos peregrinos  que é rezada em vários idiomas e inclusive em portugues . Nesse momento o coração aperta e é impossivel conter as lagrimas pois ainda a ficha não havia caido. Chorei muito sem ter forças para conter, vem de tudo na sua cabeça, principalmente lembranças da familia e dos entes queridos. Após a cerimonia , fui jantar e saborear o cardapio do peregrino que é composto de 3 etapas ( 1salada ou sopa, 1 massa, frango ou carne e a sobremesa e tambem uma bodega de vinho ou agua ), simplesmente uma delicia. Após o jantar fui para os meus aposentos descansar para começar a caminhada no dia seguinte. Abaixo segue algumas fotos do albergue.



Albergue que esta em contrução até 2012


Patio do Albergue

Reconhecendo o terreno em frente ao Albergue


Dormitorio do Pelegrino, 4 beliches , haja ronco
Lavanderia do Peregrino, não é mole não


Corredores do Albergue, hiper limpo e organizado


Igreja onde houve a celebração da missa do pelegrino




Nenhum comentário:

Postar um comentário