segunda-feira, 25 de julho de 2011

De Hornillos del Camino a Castrojeriz

 Sai 6:00 hrs dormi razoavelmente bem , pois o ronco do pessoal era muito alto e incomodava muito mesmo com o protetor auricular, tinha um Francês que roncava pior que um porco . O caminho até castrojeriz é muito bonito a temperatura estava em torno de 5 graus , mas logo o sol começou a sair. No caminho veio muitas lembranças da família e principalmente da Luci, da Barbara , trabalho, amigos enfim tudo rolou nesse trajeto. Pude refletir o quanto essa mulher é importante na minha vida , seu amor, sua sabedoria e o seu estado de espírito. Percebi o quanto eu a amo pois Deus colocou uma mulher maravilhosa em meu caminho e nos deu uma filha também maravilhosa a Bá. Também pude entender algumas atitudes da Cida minha irmã que me criou como um filho, o seu senso de responsabilidade comigo e com a minha educação, pois qualquer tipo de problema  ela seria responsabilizada por aquele que não acreditavam que uma empregada domestica e um motorista de ónibus pudesse dar uma educação adequada a uma criança. Como podem ver , veio aflorar nesse percurso, vários conflitos mal resolvidos até o momento. Hoje tenho 44 anos e isso não deveria talves me afetar tanto , porem , veio a tona toda essa historia e melancolia do meu passado e da minha infância. Passado essa melancolia, no caminho passei por vários locais muito bonitos e medievais, tirei algumas fotos e filmei alguns momentos. Chegando em  Castrojeriz fui muito bem recebido pelo hospitaleiro apelidado de MAU ( Maurício ) um italiano que está andando a mais de 25 anos. Ele já caminhou na china, na índia , e já fez o caminho varias vezes. Por opção de vida e desapego ao materialismo , até o momento ele não parou. Hoje ele é hospitaleiro itinerante , ou seja, ele percorre os albergues do caminho e cuidada dos mesmos por um tempo em troca de abrigo e também recebe pelos serviços através de donativos dados pelos peregrinos. Nesse no momento ele cuida do albergue San Estebam que é coordenado pelo hospitaleiro oficial chamado Pablo. A historia de Castrojeriz , embora de origem incerta, uns sustên que visigoda e outros que romana, a sua antiga fortaleza no auto de um outeiro desempenhou um papel na historia de Castela. Este municipio é tão relevante historicamente e entesoura entre os seus monumentos mais de meia duzia de bens de interesse cultural , entre eles o conjunto arquitetonico de suas catedrais, castelos e ruinas . Sua população gira em torno de 500 pessoas. Pois bem, após carimbar a minha credencial, coloquei o meu saco de dormir no beliche e fui tomar banho. Percebi que o joelho continuava inchado. Foi dormir por volta das 21:00 hrs e ao acordar  percebi que meu joelho estava bem inchado e após fazer uma compressa de gelo , passei o Calminez e aguardei até o período da tarde para ver como ficaria a situação. Decidi que vou continuar o caminho partindo de SARRIA e para isso vou pegar um auto bus para Burgos e de Burgos para Leon e depois eu vou para SARRIA.  Abaixo segue algumas fotos do desse percurso.


Ruínas do Convento de Santo António século XV



Nessas ruínas havia uma energia indiscritivel , esse convento foi destruído por uma guerra em castrojeriz

 
Percebam a arquitetura e a altura do pé direito


Essa construção foi feita pelos Cavaleiros Templários no século XII


Isso é o que restou da guerra e hoje faz parte do caminho


Arquitetura simplesmente fabulosa


Nessa foto aparece a Japa que me acompanhou  em alguns dos percursos do caminho


Saída das ruínas em direção a estrada que lega a castrojeriz


Na foto uma voluntária que cuida do espaço e tem um tienda que vende agua , isotônicos, cervejas etc


Essa vista é por traz do convento


Estrada que leva ao pueblo de Castrojeriz



Entrada da cidade de Castrojeriz , vejam no alto a esquerda a ruina de um castelo do Rei de Castrojeriz sec.XIV


Catedral de Castrojeriz , construida no sec.XIII


Vejam melhor as ruinas do castelo do Rei, restos da muralha medieval com silharia reutilizada  da época romana


Catedral de perfil


Essa é a antiga Colegiata  de Santa Maria del Manzano sec.IX 


Entrada da Colegiata


Albergue de Castrojeriz


As vielas do pueblo


Entrada do Albergue, muito confortavel


Fonte para tomar agua e se refrescar


As dependências do Albergue


Peregrinos descansando , esperando passar a Siesta










Nenhum comentário:

Postar um comentário