sábado, 5 de março de 2011

O inicio da minha Peregrinação

A minha historia


Eu já estudo o Caminho de Santiago a mais de 11 anos, após a leitura do Livro do “Diário de um Mago” de Paulo Coelho e felizmente esse ano vou fazer a peregrinação. Mas antes da historia sobre o caminho vou contar rapidamente o inicio dessa peregrinação. Tudo começou no mês de Agosto do ano passado. Em uma consulta para tratar de uma gastrite, cogitei com o meu medico Dr.Fabio Campos a idéia de fazer a cirurgia bariátrica e gostaria de saber o que ele achava. Prontamente ele me incentivou e passou as instruções referente ao procedimento. Nessa data eu já tinha 114 kilos e não conseguia emagrecer, já tinha tentado de tudo de academia a tratamentos em clinicas de estéticas e nada resolvia o meu problema de engordar. Eu era muito sedentário não conseguia caminhar 100 metros que já estava quase morto. Nessa época tinha apneia do sono, roncava igual a um porco, colesterol em 480 e trigliceres acima de 890  , ou seja, um passo para a morte. Então decidi fazer a cirurgia bariátrica no dia 23/09/2010, entrei na sala de cirurgia pesando 116 Kilos. O procedimento cirúrgico correu tudo bem e no primeiro mês perdi 12 kilos e no segundo mais 10 kilos e hoje depois de 4 meses já estou com 84 kilos  ou seja perdi 32 Kilos. Fiz todos os exames e todas as taxas de colesterol , trigliceres, diabetes,etc,  caíram drasticamente de uma forma muito tranqüila e saudável. Mas não foi somente a cirurgia que me fez estar numa condição sadia e com saúde como estou hoje. Comecei a praticar corrida na FAST CORREDORES, que me proporcionaram uma revolução em minha vida. Primeiramente com o intuito de me preparar para o Caminho de Santiago de Compostela, comecei a praticar a corrida. Com o acompanhamento e orientações dos professores Jose e Helcio e comecei a pegar paixão por esse esporte maravilhoso. Minha recuperação pós cirúrgica foi e esta excelente e principalmente com a ajuda da FAST CORREDORES que me proporciona um treinamento balanceado e sadio , obedecendo o meu novo biótipo e as minhas limitações. No dia 27/02/2011 participei da minha primeira corrida juntamente com a equipe colegas da FAST CORREDORES, essa corrida foi “MINI MARATONA DE SÃO PAULO” , onde corri 06 K com o tempo de 35,18 minutos. Para mim isso foi o máximo pois a 4 meses atrás eu não conseguia correr 100 metros. Isso somente aconteceu devido aos treinamentos , orientações e sobre tudo a dedicação dos Professores Jose e Helcio  que me orientam no meu treinamento. E sem sombra de duvida, todo esse treinamento já está me proporcionando um ótimo condicionamento tanto físico com mental. No ultimo dia 19/02/2011 já iniciei o meu preparo para a caminhada de 798 K do Caminho de Santiago, pois nesse dia, coma mochila nas costas , fui de Sorocaba a divida de São Roque com Mairinqui a pé , totalizando 35 k. Foi uma experiência magnífica pois deu para sentir o que me espera no caminho. Agora dia 05/03/2011 terei mais um desafio que será o percurso de Sorocaba a Itu totalizando também 35 k.    No meu planejamento para o Caminho de Santiago , estarei fazendo entre 28 a 35 k por dia , num total de 25 dias de caminhada. Vou fazer esse caminho sozinho acompanhado de minha mochila , meu cajado juntamente com os mistérios e magias que ele proporciona. Com toda a certeza eu não teria condições de faze-lô sem o apoio dos professores da FAST CORREDORES. Abaixo segue um pouco da historia do CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA .



A Historia do Caminho de Santiago de Compostela
Após a ressureição de Cristo, os apóstolos seguindo a orientação que o Senhor lhes transmitiu na terceira aparição, saíram da Judéia para espalhar suas palavras em terras desconhecidas. Tiago, filho de Zebedeo e Salomé e irmão de João "O Evangelista", frustrado com as constantes perseguições que sofreu Cristo e que continuava atingindo todos os demais cristãos, decidiu pregar em Finisterrae um lugar muito remoto onde não haviam perseguições aos cristãos.
Esta região, a mais a oeste da Europa, era então considerada o fim do mundo, daí o seu nome. Após uma longa jornada, em um pequeno veleiro que praticava o comércio em todo o Mediterrâneo, chegou a Iria Flávia, cidade na qual conseguiu vencer várias dificuldades iniciais e à partir da qual iniciou seu trabalho de evangelização entre os povos da região. Após seis anos de pregação, decidiu que era hora de voltar à Palestina a fim de contar o que tinha conseguido e trazer mais evangelizadores à Hispania. O retorno foi muito difícil e dois anos depois finalmente aportou em Jafa e seguiu para Jerusalém.

Nesta época os judeus eram regidos por Herodes Agrippa, que levou as perseguições aos judeus às últimas conseqüências. Após um curto período de pregação, Tiago foi preso e sentenciado à morte por decapitação e abandono dos restos mortais às feras do deserto. Cumprida a sentença, os seus irmãos de fé conseguiram recolher o seu corpo, que foi embalsamado e transportado de volta à Hispania por Teodoro e Atanásio, dois discípulos convertidos em Iria Flavia. Uma vez de volta a Finisterrae, Tiago foi sepultado em um bosque de difícil acesso que recebeu o nome de Libredunum. À partir de então gerações de eremitas se revezavam na tarefa de velar o túmulo do Apóstolo.
Devido à importância que o Caminho adquiriu, em 1135, o Papa Calixto II, incumbiu o frade Aimeric Picaud de escrever uma obra a respeito, tendo sido produzido o Líber Sancti Jacobi, em cinco volumes. Um dos volumes descreve pormenorizadamente o caminho, sendo considerado o seu primeiro guia.

Com o fim da Idade Média, o Caminho de Santiago perdeu a sua importância e foi gradativamente esquecido. Somente no século XX, ele foi novamente resgatado e começaram as peregrinações modernas. O Caminho de Santiago foi declarado Conjunto Historio Artístico em 1962, é considerado Patrimônio Cultural Europeu pela Unidade Européia e Santiago de Compostela foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1962.Passaram-se quase setecentos anos, quando em 822, dois camponeses acreditaram ter visto muitas luzes vindas de um bosque êrmo. Alertado, o Bispo Teodomiro empreendeu uma viagem ao local e lá encontrou o eremita Pelayo que lhe relatou que velava o túmulo de Santiago, todo envolto por luzes. A notícia foi rapidamente levada ao rei Afonso II que mandou construir uma capela e um monastério, tornando-se o primeiro peregrino a visitar o local. Assim nasceu um dos mais importantes centros de peregrinação: o Caminho de Santiago de Campo Estela.
 À partir de 845, começaram a chegar os primeiros peregrinos e já em 862 o local não suportava mais o fluxo de fiéis, o que fez com que os restos mortais fossem transladados para Santiago de Compostela. Em 1075 deu-se o início da construção da atual catedral. No século XI, o caminho partia de quatro cidades da França: Tours, Vézelay, Lê Puy até Ostabad e de Arlés até Somport.

O que é o Caminho de Santiago

Desde a descoberta do túmulo do Apóstolo Santiago, em Compostela, no século IX, o Caminho de Santiago se transforma na rota de peregrinação mais importante da Europa medieval.
A passagem dos inúmeros peregrinos que, motivados pela sua fé, se dirigiam a Compostela vindo de todos os países europeus, serviu como ponto de partida de todo desenvolvimento artístico, social e econômico, deixando no caminho sua marca ao longo do traçado, mas o caminho não é somente um resquício arqueológico de um esplêndido do passado histórico, mas é um caminho vivo, renovado pela passagem dos novos peregrinos, dos viajantes e turistas que revivem a vida em pleno século XXI uma história que é patrimônio comuns a todos os povos da Europa.
A peregrinação à Santiago como um peregrino da maneira tradicional, como viajante ou turista, não é simplesmente fazer um turismo esportivo ou numa rota turística em contato com a natureza. É tudo isso, mas é muito mais, é encontrar-se com as raízes religiosas e históricas da Europa, é renovar um caminho de transformação interior, é caminhar e viajar ao ritmo de outros séculos, é... peregrinar.
Pode-se dizer que Caminho de Santiago é um símbolo. É um caminho de fé, um caminho de arte e cultura, uma trilha ecológica e humana: um encontro com a transcendência, a busca de si mesmo; uma peregrinação a misterioso morrer e renascer.  É uma aventura física e espiritual e devemos nos preparar convenientemente de forma adequada.
Para quem não sabe, todos os anos, no dia 25 de julho, comemora-se o martírio de Santiago. As outras datas vinculadas ao apóstolo são os dias 23 de maio (aparição) e 30 de dezembro (traslado). Sempre que o dia 25 de julho cai num domingo, tem-se o chamado “ano santo compostelano”, no qual é aberta a “porta santa da catedral de Santiago, assim ficando ao longo de todo o ano.


A foto da esquerda é a primeira medalha, conquistada na Mini Maratona de São Paulo, corrida de 6 Km em 0,35 minutos.
A foto da direita é quando eu tinha mais de 100 Kilos , tomando cerveja na Alemanha com os amigos.



3 comentários:

  1. Vou torcer pra vc ganhar uma maratona inteira agora. Cê ta podendo!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande amiga, tudo bem com você? Agora estou me preparando para a corrida de 10 K e depois a São Silvestre que será 15 K e depois a Mini Maratona que é 21 K e depois sim a Maratona que é 42 K. Cansei ufa não vai ser mole. Obrigado por estar comigo no blog e logo vem mais noticias por ai. Grande beijo e muita sorte.

    ResponderExcluir
  3. Ola..Trombini,amei tudooooo....e fiquei super feliz,que esta bem...Que orgulho dessa pessoa querida !!! Além do mais,sei que esse figurinha que te auxilia na FAST o Hélcio,é gente finíssima ,ele era também meu guia na academia..rs
    Com certeza...estarei aqui te seguindo!!!Parabéns por tudo....
    Silmara Favero

    ResponderExcluir