domingo, 27 de março de 2011

Corrida Ecologica do Rio Sorocaba

8 CORRIDA ECOLOGICA DO RIO SOROCABA

Debaixo de um sol escaldante consegui correr mais uma prova de corrida de rua hoje em Sorocaba . Corri  5 K e o meu tempo foi de 0:26:00 cravado. O meu tempo não foi  o que eu esperava, pois a minha meta era fazer abaixo de 0:25:00 , tempo esse que consegui na prova de Iperó. Mas no final 1 minuto de diferença não foi tão ruim assim, pois nessa semana precisei ir até ao medico para tratar de uma gripe muito forte. Após ter tomado aquela injeção na bunda e vários outros remédios , a gripe deu uma trégua e hoje pude soltar a gripe pelos poros, pois fiquei encharcado de suor. Foi uma festa muita bonita no parque das águas e contou com mais de 600 atletas de diversas localidades e categorias 18 - 29 anos, 30 - 39 anos , 40 a 49 anos e 50 a 59 anos. Pude perceber o quanto esse esporte vem crescendo e o mais interessante, não é competir e sim terminar a prova e poder ter a sensação de mais uma etapa vencida. São muitas pessoas de varias idades e localidades que vem buscar nesses eventos o resultado de seus grandes esforços e que através de uma corrida concluída recebe de si mesmo o reconhecimento de sua superação. No final da prova senti uma fisgada na anti cocha ou seja atraz da cocha e que está incomodando muito. O meu treinador José Alves já sinalizou que tenho que fazer muita aplicação de gelo na região dolorosa e que nessa semana os treinos serão para o fortalecimento muscular . No próximo final de semana estaremos correndo em Ibiuna  onde estarei correndo 7,5 K e que será um grande desafio, pois até o momento máximo que corri foi 6 K na Mini Maratona de São Paulo. Espero que eu esteja melhor da minha contusão e que possa superar mais esse desafio que vem me motivando a cada dia, superando a minhas metas e os meus limites. Na semana que vem tem mais, vamos para a Prova em Ibiuna e com certeza teremos mais  fotos e comentários sobre a corrida.


ALGUNS PARTICIPANTES DA EQUIPE DA FAST CORREDORES


AQUECIMENTO DA EQUIPE ANTES DA PROVA


LARGADA PARA A CORRIDA DE 5 K

CORRIDA COMPLETADA NO TEMPO DE 0:26:00

MEDALHA NO PEITO E MAIS UM DESAFIO VENCIDO










domingo, 13 de março de 2011

Corrida de Ipero - Mais uma conquista

Hoje participei de mais um desafio que foi a Corrida do 46 aniversario de Ipero. Corri 5 Km  em 25,06 minutos batendo a minha marca pessoal desse percurso que era 28,35 minutos. Hoje o dia estava bem propicio para corrida , não choveu e estava nublado  ou seja bem agradavel. Nessa corrida havia aproximadamente 300 pessoas , sendo que muito como eu estava somente participando sem pretenção alguma de disputar podio. Só o fato de participar e completar o percurso, para mim já é uma grande conquista porque a 5 meses atraz eu não conseguia correr 100 metros. Hoje em cada conquista como essa é como se eu ganhasse uma maratona. A cada dia eu estou valorizando cada gota do meu suor pois ela representa um gota a mais de saude. Nunca estive tão bem  de saude e motivado e ao olhar para traz eu vejo o quanto de tempo eu perdi com a minha preguiça e meu sendentárismo. Saibam que quando você esta gordo isso afeta diretamente a sua motivação o seu ânmo e isso é pessimo. Os medicos ao passar uma dieta acham que é facil cumpri-lá , hoje eu digo que é puro engano. Eles deveriam achar uma formula ( magica ) para fazer com que o gordo tenha motivação para poder praticar esporte de uma forma saudavel e sem ter a obrigação de simplesmente fazer. A saude é mais importante do que tudo, portanto não é com remedios , formulas e outras drogas que faram com que você tenha uma vida sadia. Hoje lhes digo que o exercicio é a salvação de muitas enfermidades desse mundo moderno. E quando estamos obesos , o nosso repertorio de disculpas tambem aumenta. Portanto caros amigos e seguidores, pare e pense e de o primeiro passo para que você sai desse marasmo que você se encotra hoje. Pratique esporte e seja mais um vitorioso  e se você permitir veja as minhas fotos, sou um exemplo vivo de que isso é possivel . Basta você querer e permitir. Segue algumas fotos dessa conquista de hoje em Ipero e tambem segue a minha programação de corridas que já estou inscrito. Abraços a todos e que tenham perseverança e atitude e logico muita Saude.

Dia 27/03/2011 - 8a Corrida do Rio Sorocaba
Dia 02/04/2011- 10 K de Cerquilho
Dia 10/04/2011- 10 K de Campinas - Parque Taquaral
Dia 01/05/2011- 10 K Corrida do Trabalhador no Parque do Carmo
Dia 05/06/2011 - 10 K Brasil em São Paulo
Dia 19/06/2011 - 10 K Maratona Internacional de São Paulo
Dia 30/07/2011 - 10 K Noturna em São Paulo

Foto da Corrida de Iperó

         Conquista da Medalha                               Corredoras da Equipe

Minha filha Barbara, minha inspiração    Meu aluno da Federal -Washington

quinta-feira, 10 de março de 2011

O Caminho que irei percorrer até Santiago de Compostela

A ESTATISTICA DO CAMINHO

A Peregrinação a Santiago em 2010

Durante o ano de 2010 a Oficina de Peregrinos receberam 270.818 peregrinos; o Ano Santo em 2004 foram 179.944. Destes peregrinos, 119.574 (44,15%) são mulheres e 151.233 (55,84%) homens. A pé chegaram 236.597 (87,36%), de bicicleta 32.793 (12,11%), a cavalo 1.367 (0,50%) e 50 (0,02%) em cadeiras de rodas.


O CAMINHO QUE VOU FAZER  - CAMINHO FRANCES

Colocar-se no Caminho, e fazer a experiência do Caminho, é como entrar em um deserto – o exterior e o interior - é caminhar nu. O Caminho se chega com o que és. Nada mais, e se percorre, a maior parte do mesmo em silêncio. Sem pedir quase nada. Sem se preocupar com o que não é essencial. As vezes se caminha com os olhos fechados e, no entanto, não se encontram grandes obstáculos. No Caminho quase tudo é novo, só existe uma espécie de lei implícita: caminhar a pé mesmo que esteja cansado. Confie.

No Caminho há água: a que sai do chão e, sobretudo, a da chuva. A chuva no caminho é como uma festa. Uma grande festa que alegra profundamente o coração. Isto apenas se pode entender quando se peregrina.

Na cidade tudo tem um preço, mas o que é gratuito se valoriza. No caminho é surpreendente e grandioso escutar o ruído dos mananciais, das fontes e da chuva rugindo e estalando sobre o chão: nos recorda uma e outra vez que o mundo ainda pode caminhar com ritmos de beleza não aprendidos.

O principal alimento do Caminho é a esperança do novo, o que oculta e, sem dúvida, se faz presente ali onde o coração é capaz de ver muito mais em profundidade do que a simples lógica da razão

O Caminho Francês é a rota das estrelas, é o Caminho de Santiago por excelência. Partindo de Saint Jean Pied de Port, é uma viagem de quase 800 quilômetros até o oeste, com a Vía Láctea que acompanha desde o céu ela essência de uma rota milenar na terra.

O Caminho não se pode ou não se deve descrever, é o peregrino que, passo a passo, deverá descobrir se deleitando das paisagens em todos os cantos durante todo o caminho; extasiando-se na contemplação das pedras milenares e enigmáticas que marcam a rotas e que compõe de inúmeras calçadas, pontes, ermitas, igrejas, catedrais, monastérios..., e que não são outra coisa que as pegadas que deixaram nossos antepassados, cuja meta era alcançar a eternidade, lá no "fin de la tierra".

Finalmente desfrutar da bondade e hospitalidade de sua gente, cuja cultura, costumes e a deliciosa gastronomia surpreenderá permanentemente ao sofrido caminhante.

"As portas do Caminho se abrem a todos, aos doentes e saudáveis. Não só aos Católicos, mas também aos pagão, aos judeus, hereges, ociosos e vadios; e mais brevemente aos bons e profanos"

¡¡¡¡¡ULTREIA E BUEN CAMINO PEREGRINO!!!!! (1) R. Berzosa (Transmitir a fé em um novo século)
Fonte:
Mundicamino



Etapas diárias do Caminho do Santiago

As etapas normalmente percorridas pelos peregrino são de 20 à 30 km por dia, porém, no início da viagem, convém serem programadas etapas mais curtas, até que você se adapte e encontre seu ritmo adequado. Após os primeiros dias de caminhada, você já poderá ir aumentando a distância percorrida em cada dia, pois já estará ouvindo melhor o que seu corpo tem a lhe "dizer".
Como aconselhava a saudosa Madame Debrill, responsável pela recepção dos peregrinos em Saint Jean Pied de Port, há mais de trinta anos, "o peregrino caminha quanto pode e não quanto quer". É possível programar algum dia de descanso, mas não muitos. É melhor fazer etapas mais curtas, coincidindo com os lugares que queira visitar com mais calma e descansar sem perder o ritmo.

De onde iniciar a jornada? Os dois locais de partida mais comuns de peregrinação são Saint-Jean-Pied-de-Port , na França e Roncesvalles, na Espanha. Calcula-se que um peregrino com preparo físico mediano possa vencer esta distância em aproximadamente 30 dias. Você pode escolher um ponto mais próximo de Santiago, como LEON (310 quilômetros de Compostela) por exemplo, acreditamos que quanto mais distante de Santiago você partir, mais intensa e rica em experiências será a sua  peregrinação. 

ETAPAS DO CAMINHO FRANCÊS
O Guia  Mundicamino, é um guia dos guias mais completo e disponível na interntet, e a sugestão de etapas são:

  • Etapa 01       Saint Jean Pied de Port - Roncesvalles (25 Km)
  • Etapa 02       Roncesvalles - Larrasoña (27,4 Km)
  • Etapa 03       Larrasoña - Pamplona (15,5 Km)
  • Etapa 04        Pamplona - Puente de La Reina (23,5 Km)
  • Etapa 05        Puente La Reina - Estella (22 Km)
  • Etapa 06        Estella - Los Arcos (21 Km)
  • Etapa 07       Los Arcos - Logroño (28 Km)
  • Etapa 08       Logroño - Nájera (29 Km)
  • Etapa 09       Nájera - Santo Domingo de La Calzada (28 Km)
  • Etapa 10        Santo Domingo de La Calzada - Belorado (22,5 Km)
  • Etapa 11        Belorado - San Juan de Ortega (24 Km)
  • Etapa 12        San Juan de Ortega - Burgos (27,6 Km)
  • Etapa 13        Burgos - Hornillos del Camino (20 Km)
  • Etapa 14         Hornillos del Camino - Castrojeriz (20 Km)
  • Etapa 15        Castrojeriz - Frómista (25 Km)
  • Etapa 16        Frómista - Carrión de Los Condes (19 Km)
  • Etapa 17       Carrión de Los Condes - Lédigos (23,4 Km)
  • Etapa 18        Lédigos - Sahagún (16,2 Km)
  • Etapa 19        Sahagún - El Burgo Ranero (17,9 Km)
  • Etapa 20        El Burgo Ranero - Mansilla de Las Mulas (18,7 Km)
  • Etapa 21         Mansilla de Las Mulas - León (18,4 Km)
  • Etapa 22         León - Villadangos del Páramo (21 Km)
  • Etapa 23         Villadangos del Páramo - Astorga (30 Km)
  • Etapa 24       Astorga - Rabanal del Camino (20,5 Km)
  • Etapa 25       Rabanal del Camino - Molinaseca (25 Km)
  • Etapa 26        Molinaseca - Villafranca del Bierzo (31 Km)
  • Etapa 27       Villafranca del Bierzo - O Cebreiro (30 Km)
  • Etapa 28       O Cebreiro - Samos (28,3 Km)
  • Etapa 29        Samos - Portomarin (32,3 Km)
  • Etapa 30      Portomarin - Palas de Rey (24,3 Km)
  • Etapa 31      Palas de Rey - Arzúa (28,6 Km)
  • Etapa 32      Arzúa - Monte do Gozo (39 Km)
  • Etapa 33      Monte do Gozo - Santiago (5 Km)  
DICAS DO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA - ROTA CAMINHO FRANCÊS
Atravessar os Pirineus representava para os primeiros peregrinos que vinham de terras distantes, um verdadeiro desafio. Hoje, continua sendo uma das etapas mais difíceis do Caminho, mas também uma das mais belas. Saint Jean Pied de Port, é uma bela cidade da França, onde convergem as três grandes vias do Caminho de Santiago no território francês, dos que partem de Paris, dos fazem desde Le Puy e dos provenientes de Vecelay
Em Roncesvalles, vá direto ao prédio do Seminário Mayor de Santa Maria, onde é reservado um imenso quarto com beliches a todos aqueles portadores da "credencial del peregrino". Chegando lá, você pode descansar o resto da tarde; não esquecendo de, pela noite, acompanhar a missa, com uma solene “”Bênção dos Peregrinos”” seguindo antigos ritos medievais, algo fantástico e inesquecível.




Na Vila de Muruzábal, entre Pamplona e Puente la Reina, não deixe de desviar-se um pouco da Rota (20 minutos) para conhecer a igreja românica de Eunate, antiga possessão dos Cavaleiros Templários, um dos mais bonito monumento do Caminho.


Em Puente la Reina é imperdível a Igreja de Santiago, também herança dos Cavaleiros do Templo de Salomão. Pintadas nas paredes do templo, note a versão ibérica da cruz templária.

Em Estella, suba uma colina (à cinco minutos do albergue) e aprecie a vista panorâmica da cidade a partir da Igreja de Santo Domingo.

Saindo de Estella, um pouco antes de chegar ao Monastério de Irache, pare na "Fuente del Vino", uma fonte com duas bicas. Em uma delas, água fresca e na outra, puro vinho e de graça.



Um pouco antes de chegar na vila de Ázqueta, você pode ter a sorte de conhecer Pablito, um personagem do Caminho, que nas horas vagas dedica-se a presentear os peregrinos com cajados de madeira talhados por ele.

No povoado de Azofra, pare para tomar um café no bar (na praça principal) e peça (de presente) a moeda cunhada pela vila em homenagem aos peregrinos e visitar o campanário da Igreja Nossa Senhora de Los Angeles.

Em Santo Domingo de la Calzada, aprecie a curiosíssima gaiola com um galo e uma galinha vivos dentro do templo.

Na vila de Villafranca Montes de Oca, no interior da Igreja de Santiago, aprecie uma pia de água benta original: uma imensa concha marinha trazida das Filipinas.

Vale a pena hospedar-se em Viloria de Rioja no albergue do Acacio (brasileiro) y Orietta, o jantar é comunitário.

Refugio Acacio e OriettaAlmoço Acacio

Se for pernoitar em Belorado, veja o pôr do sol a partir de um monte na parte oeste da cidade (bem atrás do albergue de peregrinos), onde há ruínas de um antigo forte. Belíssima vista panorâmica.

Em San Juan de Ortega, descubra o “milagre da luz” que ocorre lá nos equinócios. Também, conheça esta figura que é o Padre José Alonso. Participe da ceia dos peregrinos no refeitório do Monastério (que acolhe os peregrinos em dois amplos quartos), com a famosa sopa de alho oferecida por aquele sacerdote.

Em Carrión de los Condes, conheça a Igreja de Santa Maria del Camino, desde o século IX albergue de peregrinos. O padre José Mariscal fará as honras da casa.

Na cidade de Burgos (a maior do Caminho), não deixe de conhecer o centro histórico com uma das maiores Catedrais góticas da Europa, onde dizem que os cabelos da escultura de jesus crescem.

Em Frómista, visite uma das mais perfeitas igrejas do estilo românico, San Martín. Quase 20 quilômetros depois, em Villacázar de Sirga, conheça a igreja românico-gótica de Santa Maria, obra dos Templários.

Para os amantes da arquitetura: em Sahagún aprecie as igrejas de influência mourisca recobertas de ladrilhos, em especial, San Tirso.

Em Bercianos del Camino é tradição dos peregrinos reunirem-se para jantar e após vão ver o por do sol. O Albergue é velho, limpo e com excelente hospitalidade!



Em León, há 2 albergues. o indicado e preferido é o Convento de Santa Maria del Carbajal, na Praça Santa María del Camino (centro histórico). Ao cair da tarde os peregrinos são chamados pelas freiras para participarem de uma singela cerimônia com cânticos devocionais.

Românico e gótico: ainda em León, conheça a chamada “Capela Sixtina do românico”, com belíssimos afrescos do século XII, no museu da Basílica de San Isidoro. Também, visite a Catedral, um dos marcos do estilo gótico, com seus famosos vitrais.

Depois de Astorga, faça um ligeiro desvio da Rota tradicional, entrando no povoado de Murias de Rechivaldo (a trilha normal vai pela esquerda sem passar na vila) para, dez minutos além, conhecer o belíssimo povoado de Castrillo de Polvazares, todo em pedra.

Na vila de Rabanal del Camino, tente conhecer a Igreja octogonal de Santa Maria .

É tradição secular dos peregrinos, pegar uma pedra no inicio de sua caminhada, e ao passarem pela Cruz de Ferro, monumento localizado entre as vilas de Foncebadón e Manjarine acrescentarem ao grande monte, marcando sua passagem. Um ritual muito antigo e carregado de simbologia.



Em Manjarin: imagine uma cidade medieval abandonada no alto da montanha e só uma casa de pé (logicamente, o Albergue de Peregrinos...). Apesar de um pouco desconfortável (não há banheiro e são poucas as camas), vale a pena dormir lá.

Tomás é o hospitaleiro que cuida do local. Outra dica: caso você tenha pernoitado antes em Rabanal e chegue a Manjarin antes das 10h, pare no albergue para tomar um café oferecido por Tomás. Você ouvirá ótimas histórias e, quem sabe, poderá participar de um Ritual Templário. 

Em Molinaseca, se você for no verão aproveite as piscinas naturais (rio represado) do povoado. Passear pelos inúmeros bares e restaurantes da vila é obrigatório.

Em Villafranca del Bierzo, fique atento: há 02 albergues na cidade. Um da prefeitura, novo e confortável. O outro, o tradicional Refúgio Ave Fênix, de Jesus Jato, um senhor que há mais de 30 anos acolhe os peregrinos em sua própria casa. Usualmente, pela noite ele faz um curioso ritual no refeitório do albergue, queimando ervas e álcool em uma vasilha de cerâmica, fazendo uma bebida fortíssima, o Orujo.

Em Vega de Valcarce vale a pena hospedar-se no Albergue Nossa Senhara Aparecida do brasileiro Itabyra do Carmo Cunha, lá se respira a Cultura Brasileira pelos quatros cantos, graças a música, o artesanato e a gastronomia do Brasil.



Desbrave o pequeno povoado de O Cebreiro, no topo da montanha de mesmo nome, com suas casas de pedra seguindo a tradição celta. Assista a missa na única igreja do povoado e descubra o “Santo Graal dos Peregrinos”.

Em Melide, procure uma “pulperia” e deguste a especialidade local: polvos e vinhos.

No Monte do Gozo, há apenas 5 quilômetros da Catedral de Santiago, é tradição secular peregrina descer o morro cantando.



Na Catedral de Santiago, procure descobrir com os que lá trabalham quando haverá a cerimônia do “botafumeiro”. Pode ser realizado 20 minutos antes das missas principais para grupos de turistas (que pagaram por isto), ou ao final da missa das 12h ( a “Missa del Peregrino”), o que é mais tradicional.

Na Catedral de Santiago, não deixe também de tocar a coluna central do “Pórtico da Glória”, dar uma abraço (literalmente) na estátua do apóstolo no altar-mor, e de visitar a singela cripta com os ossos do Santo.



Vá a Finisterre, é tradição os peregrinos queimarem, ao pôr do sol, algumas roupas que foram usadas durante a caminhada. Depois de visitar o povoado, tomar banho de mar e comer mariscos, percorra 4 quilômetros do vilarejo até o “Cabo de Finisterre” (uma imensa península que parece que será engolida a qualquer hora pelo Oceano Atlântico).

Em Santiago de Compostela, não deixe conhecer o restaurante "Casa Manolo" (ao final da rua de San Beito, próximo à praça Cervantes, 5 minutos da Catedral), um verdadeiro ponto de encontro dos peregrinos, ambiente alegre, descontraído e o que é mais importante a comida é excelente e barata.
Colocar-se no Caminho, e fazer a experiência do Caminho, é como entrar em um deserto – o exterior e o interior - é caminhar nu. O Caminho se chega com o que és. Nada mais, e se percorre, a maior parte do mesmo em silêncio. Sem pedir quase nada. Sem se preocupar com o que não é essencial. As vezes se caminha com os olhos fechados e, no entanto, não se encontram grandes obstáculos. No Caminho quase tudo é novo, só existe uma espécie de lei implícita: caminhar a pé mesmo que esteja cansado. Confie.

No Caminho há água: a que sai do chão e, sobretudo, a da chuva. A chuva no caminho é como uma festa. Uma grande festa que alegra profundamente o coração. Isto apenas se pode entender quando se peregrina.

Na cidade tudo tem um preço, mas o que é gratuito se valoriza. No caminho é surpreendente e grandioso escutar o ruído dos mananciais, das fontes e da chuva rugindo e estalando sobre o chão: nos recorda uma e outra vez que o mundo ainda pode caminhar com ritmos de beleza não aprendidos.

O principal alimento do Caminho é a esperança do novo, o que oculta e, sem dúvida, se faz presente ali onde o coração é capaz de ver muito mais em profundidade do que a simples lógica da razão

O Caminho Francês é a rota das estrelas, é o Caminho de Santiago por excelência. Partindo de Saint Jean Pied de Port, é uma viagem de quase 800 quilômetros até o oeste, com a Vía Láctea que acompanha desde o céu ela essência de uma rota milenar na terra.

O Caminho não se pode ou não se deve descrever, é o peregrino que, passo a passo, deverá descobrir se deleitando das paisagens em todos os cantos durante todo o caminho; extasiando-se na contemplação das pedras milenares e enigmáticas que marcam a rotas e que compõe de inúmeras calçadas, pontes, ermitas, igrejas, catedrais, monastérios..., e que não são outra coisa que as pegadas que deixaram nossos antepassados, cuja meta era alcançar a eternidade, lá no "fin de la tierra".

Finalmente desfrutar da bondade e hospitalidade de sua gente, cuja cultura, costumes e a deliciosa gastronomia surpreenderá permanentemente ao sofrido caminhante.

"As portas do Caminho se abrem a todos, aos doentes e saudáveis. Não só aos Católicos, mas também aos pagão, aos judeus, hereges, ociosos e vadios; e mais brevemente aos bons e profanos"

¡¡¡¡¡ULTREIA E BUEN CAMINO PEREGRINO!!!!! (1) R. Berzosa (Transmitir a fé em um novo século)
Fonte:
Mundicamino